Entenda sobre o Scrum – Metodologia Ágil.

Standard

Muito utilizado atualmente no gerenciamento de projetos (não só projetos de software). Tem como foco agilidade e flexibilidade no desenvolvimento.

Imagem demonstrativa de como funciona o Scrum:

Imagem

Seu primeiro conceito é:

Product Backlog – Que é basicamente uma lista de todos os requisitos do produto. Que é definido pelo Product Ower que é o cliente responsável por definir qual são as prioridade de desenvolvimento.

A partir dai o SCRUM Master que é o responsável pelo  SCRUM Team (time de desenvolvedores),  a pessoa que está sempre ligada com o Product Ower para possíveis mudanças e geralmente o cara que mais entende sobre o Scrum e que dará suporte, apoio para que o time continue nos trilhos.

Depois de ser definidos os requisitos o SCRUM Master começa um Sprint que é um das varias etapas que podem ter o produto em desenvolvimento, onde é definido o tempo do Sprint.

Dentro do Sprint tem uma reunião diária, que deve ser feita todos os dias, no inicio do trabalho. Todo o time deve responder de forma resumida essas 3 perguntas:

O que eu fiz ontem?

O que eu vou fazer hoje?

O que esta me impedindo ou qual a dificuldade que estou tendo?

No final de cada Sprint deve-se fazer um retrospecto do sprint feito, vendo no que pode ser melhorado ou ajuntado.

A ideia é em todo final de sprint o  SCRUM Master e  SCRUM Master apresente o protótipo parcial feito até o momento, aproveitando e tirando possíveis duvidas e pensando o novo Sprint.

Uma dica que é muito útil, mas que não faz parte do Scrum é na hora de definir um Sprint. O SCRUM Master junto SCRUM Team podem definir e dividir as tarefas do Sprint para o time de desenvolvimento, usando um quadro dividido em 3 colunas

Tarefas para fazer – Tarefas sendo feitos – Tarefas feitas(testar).

Exemplo na imagem a baixo;

Imagem

Assim cada desenvolvedor pega um tarefa coloca seu nome e deixa no quadro em seu determinado estado, com isso o SCRUM Master terá maior controle do sprint sendo feito.

. . .

Claro que exitem outro conceitos do Scrum que não foi abordados aqui, mas cabe a cada um conhecer e se aprofundar nesta metodologia fácil de utilizar, que virou modinha aqui no Brasil.

Nada precisa ser seguido a risca, depende do time escolher as melhores praticas e modelar seu próprio Scrum a partir de outra metodologias 🙂

Dicas, sugestões, criticas, erro são bem-vindos.

Valeu

Att

Alefe Variani

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s